Qual o principal objetivo do FMEA?
A metodologia FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), ou seja, Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos é uma ferramenta estratégica para identificação e análises de potenciais falhas em um determinado produto ou processo. O principal objetivo do FMEA é a identificação prévia de falhas para que ações sejam direcionadas a fim de reduzir os riscos e garantir que as causas das falhas sejam tratadas de forma antecipada.
O FMEA é uma importante ferramenta para prevenção de falhas e pode ser utilizado em diferentes áreas de uma organização. A implementação do FMEA traz grandes benefícios para a organização: redução de falhas, redução de custos, melhoria nos processos, aumento da qualidade e da satisfação do cliente. Em relação aos colaboradores, a aplicação do FMEA cria um ambiente de colaboração e comprometimento, pois estimula o trabalho em equipe.
Portanto, para empresas que desejam se destacar no mercado, estar atento a potenciais falhas nos processos é imprescindível. Quanto mais eficiente for a análise, melhor o desempenho da empresa.
O Módulo Processo Monitorado do Portal ISO permite o controle de qualquer tipo de processo, incluindo a elaboração e implementação do PFMEA. Você poderá definir atividades, responsabilidades, checklists, formulários personalizados e utilizar inúmeras funcionalidades, por exemplo: 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, Planos de Ação, Relatórios Personalizados. Adicionalmente, você poderá solicitar a criação de quaisquer funcionalidades exclusivas que possam ser úteis para melhorar o seu processo de análise de riscos. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.