Loading…

FMEA O que é o NPR do FMEA?

FMEA

O NPR é abreviação de Número/Nível de Prioridade de Risco, do inglês Risk Priority Number (RPN), e é um importante cálculo dentro da aplicação da FMEA. O NPR define a ordem de prioridade de ações aos riscos associados às falhas potenciais identificadas no processo ou produto em análise.

Após a identificação dos modos, efeitos e causas das falhas, é atribuído o valor de 1 a 10 para Severidade da falha, probabilidade de Ocorrência da falha e Detecção da falha. Onde:

FMEA Modo de falha: é definido como a maneira pela qual o processo poderia fazer com que o produto não seja expedido ou não forneça a função pretendida.

FMEA Efeito de falha: é a consequência ou impacto que as falhas poderão acarretar ao processo.

FMEA Causa da falha: é uma indicação do porquê o modo de falha poderia acontecer.

FMEA Severidade de falha: análise da gravidade da falha. Quanto mais próximo de 10, maior a gravidade das consequências geradas pela falha.

FMEA Ocorrência de falha: análise da probabilidade de ocorrência da falha. Quanto mais próximo de 10, maiores as chances da falha acontecer.

FMEA Detecção de falha: análise da probabilidade de detecção da falha. Quanto mais próximo de 10, mais difícil é a detecção da falha.

O Número de Priorização de Risco (NPR) é o produto do grau de Severidade, Ocorrência e Detecção. Dessa forma, as falhas podem ser divididas entre NPR baixo, moderado e alto. Quanto maior o número resultante, mais crítica é a falha e, consequentemente, mais prioritária deve ser a ação.

As ações priorizadas devem ter o prazo de conclusão e o responsável pela sua implementação determinados. Após a implementação, novo cálculo deve ser realizado para avaliar a eficácia das ações tomadas. O objetivo é a redução dos níveis de ocorrência, severidade e/ou detecção.

 

FMEA O Módulo Processo Monitorado do Portal ISO permite o controle de qualquer tipo de processo, incluindo a elaboração e implementação do PFMEA. Você poderá definir atividades, responsabilidades, checklists, formulários personalizados e utilizar inúmeras funcionalidades, por exemplo: 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, Planos de Ação, Relatórios Personalizados. Adicionalmente, você poderá solicitar a criação de quaisquer funcionalidades exclusivas que possam ser úteis para melhorar o seu processo de análise de riscos. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.


Anúncio