Qual a importância de fazer uma análise de falha?
A análise de falhas trata-se da análise de possíveis falhas e erros em um determinado processo. A Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos ou FMEA é uma ferramenta estratégica que permite detectar antecipadamente a ocorrência de problemas que afetem o processo ou produto final. Ao antecipar esses problemas, conseguimos analisar o que poderiam causar dentro de uma indústria e ações são tomadas visando redução ou eliminação das falhas e dos seus efeitos.
Dessa forma, a análise de falhas tem o objetivo de prevenir e analisar falhas no processo para reduzir ao máximo esses problemas. Isso permitirá a melhoria contínua do processo, maior qualidade ao produto final, a redução de custos e aumento na satisfação do seu cliente. O contrário também é verdadeiro, ou seja, quando a empresa não faz análise de falhas, há grandes chances de vários problemas acontecerem, causando o mau funcionamento do processo, desperdícios, acidentes e insatisfação do seu cliente.
A metodologia FMEA traz maior confiabilidade e segurança ao processo, afinal, impedimos a ocorrência de situações indesejadas. As chances de algo sair fora do planejado são reduzidas e, com isso, teremos a garantia de entrega correta do que foi acordado.
O Módulo Processo Monitorado do Portal ISO permite o controle de qualquer tipo de processo, incluindo a elaboração e implementação do PFMEA. Você poderá definir atividades, responsabilidades, checklists, formulários personalizados e utilizar inúmeras funcionalidades, por exemplo: 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, Planos de Ação, Relatórios Personalizados. Adicionalmente, você poderá solicitar a criação de quaisquer funcionalidades exclusivas que possam ser úteis para melhorar o seu processo de análise de riscos. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.