Loading…

FMEA Quais as desvantagens do FMEA?

FMEA

O FMEA – Análise do Modo e Efeito da Falha – é uma ferramenta muito utilizada em grandes indústrias com o objetivo de detectar e analisar falhas potenciais no desenvolvimento de um produto ou na operação de um processo. Isso permite o aumento da segurança e da confiabilidade na organização, fazendo com que as falhas sejam previstas e ações sejam tomadas de forma a amenizá-las ou até eliminá-las.

A metodologia FMEA quando bem aplicada traz inúmeras vantagens para a organização, tais como redução de falhas, redução de desperdícios e custo. No entanto, essa ferramenta apresenta algumas limitações que podem impedir os melhores resultados.

FMEA Dependente da experiência dos membros da equipe nomeada

Essa ferramenta requer um bom nível de conhecimento e preparo da equipe responsável por sua elaboração e execução. A falta de conhecimento pode fazer com que o processo seja ainda mais lento e não consiga um resultado satisfatório. Além disso, montar uma equipe qualificada requer investimentos, seja em novas contratações ou em treinamentos.

FMEA Processo demorado

Se o sistema for muito complexo e a análise se estender, o processo pode ser muito demorado. Outro ponto é que devido a um planejamento ineficiente no início da aplicação da metodologia, o estabelecimento das ações levará um tempo maior do que o necessário. Além disso, ele precisa de atualização constante, pois com o tempo novas falhas podem ser percebidas.

FMEA Foco errado

O cálculo do Coeficiente da Prioridade de Risco pode mascarar algumas falhas grandes ou valorizar falhas pequenas, gerando desperdício de recursos ao focar no alvo errado. Além disso, a metodologia não é indicada para sistemas onde falhas podem ocorrer ao mesmo tempo.

 

FMEA O Módulo Processo Monitorado do Portal ISO permite o controle de qualquer tipo de processo, incluindo a elaboração e implementação do PFMEA. Você poderá definir atividades, responsabilidades, checklists, formulários personalizados e utilizar inúmeras funcionalidades, por exemplo: 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, Planos de Ação, Relatórios Personalizados. Adicionalmente, você poderá solicitar a criação de quaisquer funcionalidades exclusivas que possam ser úteis para melhorar o seu processo de análise de riscos. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.


Anúncio