O que é o FMEA?
FMEA é a sigla do termo em inglês Failure Mode and Effect Analysis que traduzida para o português significa Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos.
O FMEA é uma metodologia utilizada para detectar e analisar potenciais falhas elevando a confiabilidade de um determinado processo ou produto. Através deste método é possível realizar a avaliação do grau de riscos associados às falhas identificadas, permitindo a classificação correta dos níveis de importância para que possamos prevenir, reduzir e até eliminá-las.
Atualmente, essa metodologia é usada em grandes indústrias, pois é muito útil para garantir segurança e eficiência na diminuição das ocorrências das falhas, determinando ações prioritárias.
O Módulo Processo Monitorado do Portal ISO permite o controle de qualquer tipo de processo, incluindo a elaboração e implementação do PFMEA. Você poderá definir atividades, responsabilidades, checklists, formulários personalizados e utilizar inúmeras funcionalidades, por exemplo: 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, Planos de Ação, Relatórios Personalizados. Adicionalmente, você poderá solicitar a criação de quaisquer funcionalidades exclusivas que possam ser úteis para melhorar o seu processo de análise de riscos. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.