Loading…

FMEA Quando usar o FMEA?

FMEA

O FMEA é a abreviação de  Failure Mode and Effect Analysis, que pode ser traduzida como Análise de Modos de Falha e Efeitos. Essa ferramenta consiste na análise de falhas potenciais e seus efeitos, de forma que essas falhas são identificadas previamente, permite a redução dos seus efeitos ou até a sua completa eliminação.

Dessa forma, essa metodologia deve ser utilizada para analisar as falhas potenciais de planejamento e execução dos processos. Pode ser utilizada durante o desenvolvimento de um novo produto ou projeto, permitindo a detecção de falhas e validação das especificações do produto. O FMEA também pode ser aplicado para análises de falhas em sistemas e softwares. Em suma, o FMEA deve ser utilizado como uma ferramenta de melhoria contínua.

Além da melhoria contínua, o FMEA garante à empresa maior confiabilidade e segurança aos processos, reduz desperdícios, aumenta a satisfação do cliente. Isso permite que a empresa se destaque perante à concorrência. Portanto, não é preciso esperar que falhas surjam, que reclamações de clientes cheguem para aplicar a ferramenta.

 

FMEA O Módulo Processo Monitorado do Portal ISO permite o controle de qualquer tipo de processo, incluindo a elaboração e implementação do PFMEA. Você poderá definir atividades, responsabilidades, checklists, formulários personalizados e utilizar inúmeras funcionalidades, por exemplo: 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, Planos de Ação, Relatórios Personalizados. Adicionalmente, você poderá solicitar a criação de quaisquer funcionalidades exclusivas que possam ser úteis para melhorar o seu processo de análise de riscos. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.


Anúncio