Quais os tipos de FMEA?
Há vários tipos de FMEA, alguns mais conhecidos e utilizados que outros, mas todos possuem o mesmo objetivo: identificar possíveis falhas e analisar suas consequências dentro de uma empresa. FMEA é um método importante que pode ser utilizado em diferentes áreas de uma organização, pois aumenta a confiabilidade e qualidade do produto ou processo. Saiba, a seguir, quais os tipos de FMEA:
FMEA de Produto: aplicado para detectar possíveis falhas no produto ou projeto com o objetivo de identificar se ele tem chances de dar certo em um determinado mercado e se é viável a sua utilização no mundo real.
FMEA de Processo: aplicado para detectar possíveis falhas em potencial em processos no nível de operações. O PFMEA, como também é conhecido, permite que os riscos de falhas no planejamento e execução do processo sejam identificados e classificados.
FMEA de Sistema: aplicado nas funções globais de sistemas. São inclusas as interações entre sistemas e elementos dos sistemas.
FMEA de Serviço: aplicado em processos de manufatura e montagem ou serviços de comunicação, contábeis. São analisados os serviços antes de eles atingirem o consumidor
FMEA de Software: aplicado em funções de software. Utilizado para encontrar possíveis falhas nas soluções tecnológicas da empresa.
Independente do tipo de FMEA utilizado, todos permitirão a identificação de falhas potenciais, agregando um melhor conhecimento sobre os problemas do produto ou processo, permitindo a sua prevenção com ações de melhoria.
O Módulo Processo Monitorado do Portal ISO permite o controle de qualquer tipo de processo, incluindo a elaboração e implementação do PFMEA. Você poderá definir atividades, responsabilidades, checklists, formulários personalizados e utilizar inúmeras funcionalidades, por exemplo: 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa, Planos de Ação, Relatórios Personalizados. Adicionalmente, você poderá solicitar a criação de quaisquer funcionalidades exclusivas que possam ser úteis para melhorar o seu processo de análise de riscos. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.